Certa vez li em algum livro que nós, seres humanos, somos seres pouco racionais e muito emocionais. E isso faz todo sentido…

Tente lembrar-se de algum momento em que alguém literalmente gritou com você. Qual foi sua reação?

Engraçado que nesses momentos, somos tomados por uma força maior que vem de dentro e parece subir até a nossa boca. E o mais engraçado é que essa força geralmente vem acompanhada de uma voz que diz: “devolve o grito!” ou “grita mais alto!”.

Então… Esse é o nosso lado emocional falando.

O que poucas pessoas não sabem é que, em momentos críticos como esse, agir apenas emocionalmente e “devolver na mesma moeda” apenas piora a situação.

Talvez, você até já saiba disso. Só não sabe ainda como “frear” esse “vulcão em erupção”.

Pois bem. Uma dica rápida e extremamente valiosa que eu posso te dar é:

Se alguém falhar com você, entenda que isso é normal!

Nossas maiores frustrações acontecem quando esperamos que as pessoas ajam de alguma forma, e elas acabam agindo de forma diferente do esperado.

Por isso você tem aquela vontade crescente de “devolver na mesma moeda”, ou ainda pior, dependendo da empolgação da pessoa que quer devolver o grito…

No entanto, veja bem: não estou dizendo que você deva esperar sempre o pior das pessoas. Colocar isso na cabeça, resultaria em uma vida triste e melancólica, na qual você não conseguiria viver intensamente nenhum tipo de sentimento bom que envolvesse o relacionamento com outra pessoa.

O que estou dizendo aqui é, quando alguém agir de forma diferente do que você esperava (e de forma negativa), obrigue literalmente aquela sua voz interna a dizer: “Acalme-se. Isso é normal. Essa pessoa apenas cometeu uma falha, e isso demonstra fraqueza. Demonstre que você é mais evoluído e controle-se!”.

Deixa eu te contar um segredo: essa parte sublinhada é uma espécie de recompensa, de motivador para você. Ao dizer isso, é como dizer para o seu inconsciente que, caso você consiga se controlar, você ganhará um prêmio.

E qual é exatamente o prêmio? É a sensação de você acreditar que é melhor de alguma forma que a outra pessoa.

Sei que talvez possa parecer ser meio egoísta, você querer parecer uma pessoa melhor que o outro. O correto é nós entendermos que somos iguais: nem melhores, nem piores.

No entanto, esse pequeno prêmio te dará mais forças para se controlar, pois nós humanos, talvez por uma questão evolutiva, temos a tendência de querermos ser melhores que as outras pessoas.

E por aqui terminamos nossa dica.

Existe um outro assunto que é complementar à este e que, inclusive, foi o que me inspirou a escrever este texto.

No entanto, para cumprir a promessa do título de deixar apenas uma dica rápida, eu o coloquei no artigo O Grande Segredo da Motivação.

Dá uma olhadinha lá também! Você encontrará ótimos insights!

Boa leitura e até logo!