Exemplo de Transformação Digital Dica Rápida

De forma resumida, Cezar Taurion, Partner de Digital Transformation da Kick Corporate Ventures e Presidente do i2a2 (Instituto de Inteligência Artificial Aplicada), comenta no artigo “A disrupção no seu negócio já chegou e você ainda não percebeu?” que as Tecnologias Disruptivas, possibilitadas pela Lei de Moore, estão mudando cada vez mais nossa realidade, que uma grande quantidade de executivos não estão se atentando para tais mudanças, e que a não adaptação é sinônimo de falência, a exemplo da Kodak após a expansão da fotografia digital e dos smartphones.

Podemos até ir um pouco mais longe, e dizer que uma grande parte das empresas que ainda estão em operação atualmente, são irrelevantes.

Se você, empresário ou empreendedor, quer ter uma noção da relevância da sua empresa, basta fazer a seguinte pergunta: se minha empresa desaparecesse hoje, qual falta ela faria para o mundo?

No entanto, se sua resposta não for muito boa, certamente você precisa urgentemente repensar sua empresa.

Algumas dicas interessantes são:

1. Pense em como exatamente sua empresa ajuda as pessoas. Um grande problema das empresas tradicionais é que elas não foram criadas para ajudar ninguém. Simplesmente foram criadas com o objetivo de encher os bolsos (ou contas bancárias) do seu criador, baseado no funcionamento de outra empresa que já estava “dando certo”.

Ex: ao invés de criar uma empresa de venda de roupas, simplesmente porque você viu outra empresa do mesmo tipo com bons lucros, pense assim: eu percebi que pessoas de idade tal, em situação tal, têm dificuldade de encontrar roupas. Vou ajudar essas pessoas nesse problema em específico!

2. Pense primeiro no Digital, para depois pensar no Físico. Inegavelmente e irreversivelmente, estamos em uma sociedade digital, globalmente contectada o tempo todo. Logo, se as pessoas já estão no mundo digital, e muitas vezes mais lá que até mesmo no físico, melhor você começar por lá. Concorda?

Ex: ao invés de alugar um prédio, comprar balcão, mesas, prateleiras, vitrine, fazer uma reforma, etc, etc, por que simplesmente não pagar o desenvolvimento de um site, ou mesmo um perfil em alguma rede social e divulgar seus produtos por lá? Se você perceber que existe mercado, você pode expandir.

Importante: é importante deixar claro que, quando falo expandir, não estou referindo-me à criar um escritório/loja tradicional. Se fosse assim, estaríamos apenas utilizando o mundo digital para validar a ideia e então criar uma empresa tradicional. Quando falo expandir, refiro-me à contratação de maios funcionários, aluguel de um espaço físico (que não precisa ter vitrine, nem estar no centro de alguma cidade, haja vista que as pessoas compram pela internet, raramente pretendem buscar seu produto pessoalmente).

E por enquanto é só. Abraços, e até logo! 😀