China proibição videogame

Segundo a Futurism, no intuito de auxiliar na prevenção ao vício em videogames, o governo chinês cria regras bastante rígidas quanto ao seu tempo de uso: menores de 18 anos são agora proibidos de jogar entre as 22h e 8h da manhã.

Há também limite para o tempo gasto nessas atividades durante os dias úteis, além de limites financeiros a serem gastos durante o período de um mês, como você pode ver na reportagem da Futurism.

Diante desse contexto, creio que seja interessante fazermos algumas breves reflexões…

  1. Levando-se em consideração que, atualmente, um número muito grande de pais não consegue (por diversos motivos) estipular regras para os filhos e garantir o seu cumprimento, esse tipo e nível de intervenção Estado é mais benéfico ou prejudicial para a formação de um cidadão?
  2. Como nós, como sociedade brasileira, estamos lidando com esse tema? E quais lições podemos tirar do exemplo do governo chinês?
  3. E quando saímos do escopo dos games, e nos voltamos para o escopo do mundo digital como um todo (pesquisas no google, tempo nas redes sociais, amizades virtuais x amizades reais, etc.), nossas conclusões são as mesmas?

De qualquer forma, um grande problema que vejo em muitos lares brasileiros é que muitos pais não conhecem muito bem as tecnologias digitais, e quando confrontados com a vontade incessante dos filhos (que já nasceram em uma sociedade digital) de usar tais tecnologias, acabam cedendo às suas vontades, sem tomar os devidos cuidados.

Alguns pais ainda tentam dar sua contribuição, buscando impor regras através da limitação do tempo de acesso. Porém, muitas vezes isso apenas traz uma falsa sensação de segurança para os pais, pois mesmo que acessando a internet por pouco tempo, ainda há a possibilidade de o tempo ser dedicado para interagir, por exemplo, em um grupo de WhatsApp no qual os integrantes tentem induzir a criança ou o jovem a cometer algum tipo de ação prejudicial (como inalar alguma substância tóxica).

Vamos comparar então este último raciocínio com a ação tomada pelo governo chinês. Quais insights isso te traz?

Bom, por enquanto ficamos por aqui.

Abraços e muito sucesso!