Mais uma mudança no mercado está em curso: como podemos ver nessa reportagem da NBC News, o que estamos presenciando não é mais apenas o surgimento de startups que objetivam inovar ou causar alguma disrupção no mercado financeiro, mas empresas que já estão consolidadas em outros mercados, como a Uber e Apple.
Conforme comentei no artigo “Quantos bondes de inovação você ainda aguenta perder?”, para muitas empresas e startups milionárias ou bilionárias que foram criadas há poucos anos, a necessidade de pensar e fazer diferente não significa mais somente aproveitar novas oportunidades de mercado, mas manter os seus níveis de faturamento, ou até mesmo a sua existência.
Se você estiver pensando em montar alguma empresa ou startup no curto prazo, e sua ideia for apenas fazer uma cópia de algo que já existe, aconselho fortemente a adiar seus planos, e dar uma lida nos nossos materiais aqui do blog, pois tenho certeza que você valoriza seu dinheiro e, principalmente, seu tempo.
Se você já for algum tipo de responsável por alguma empresa, então seu desafio é adaptar sua empresa para o novo mercado, para a nova realidade, através do processo conhecido como Transformação Digital.
Se este último for o seu caso, não vou te enganar: transformar uma empresa é muito mais trabalhoso que criar do zero uma empresa já adaptada para a nova economia. No entanto, muito provavelmente essas sejam suas opções: muito trabalho no processo de Transformação Digital ou a falência.
Ahh, claro. Ainda há os casos em que as empresas não “fecham” as portas de uma vez, mas ficam por anos ou até décadas sem dar lucro, sem retornar nenhum tipo de valor para fundadores, colaboradores e clientes. Mas… Isso não seria apenas uma forma mais dolorosa de falência?
E por enquanto é só. Boa escolha, boa sorte e aproveita pra dar mais uma olhadinha no nosso blog. Lá tem vários materiais gratuitos e incríveis!
Abraços e muito sucesso!