La-Ciotat

A utilização de Inteligência Artificial para os mais variados campos vem crescendo a cada dia. Carros autônomos, ofertas recomendadas e detecção de fraudes são apenas algumas aplicações.

Agora, como podemos ver na Futurism, até mesmo o tratamento de filmes já está sendo auxiliado por IA.

Uma tendência natural que podemos imaginar é que todos os profissionais que antes atuavam (ou, na verdade, que ainda atuam) no tratamento de imagens de forma manual, talvez passem a utilizar IA para auxiliar nesse processo.

Talvez, sendo mais fidedignos ao que temos visto ao longo dos últimos anos de evolução tecnológica, possamos imaginar o surgimento de aplicativos, baseados em IA que, a partir do seu próprio smartphone, realizem tal tratamento quase que automaticamente.

Nesse contexto, cabe indagarmos:

  • Qual o impacto da utilização de tais tecnologias no mercado dos profissionais que realizam o tratamento de imagens e vídeos?
  • Qual a possibilidade do surgimento de soluções de Inteligência Artificial que torne ultrapassados ou irrelevantes alguns dos processos trabalhados ou utilizados diariamente em empresas tradicionais, como supermercados, farmácias ou lojas de roupas, por exemplo?
  • Qual a probabilidade de tais empresas adaptarem-se rapidamente à tais soluções de IA e conseguirem “surfar” na nova onda digital?
  • Qual a probabilidade de não conseguirem adaptar-se, e serem subjugadas por outros modelos de negócios?

De qualquer forma, uma mistura desse entendimento da nossa realidade de tecnologia que evolui rapidamente com a adaptação de algumas empresas, e a falta de adaptação de outras, nos faz enxergar direta e rapidamente que nunca antes a Teoria da Seleção Natural foi tão aplicável ao mundo dos negócios quanto nos tempos atuais.

Nesse sentido, termino este texto com duas breves, mas impactantes indagações: qual o seu nível de adaptação, e qual o nível de adaptação da sua empresa para assimilar novas tecnologias que têm o poder de mudar radicalmente todo um mercado?

Desejo que seja um bom nível!

Abraços e muito sucesso!