Segundo a MIT Technology Review, recentemente Katia e Ronak ficaram noivos através do Zoom. Apesar de não ser um noivado verdadeiro, pois o casal participava de um fenômeno chamado Zoom Bachelorette, esse é apenas o princípio de um fenômeno de grandes transformações sociais, causadas pela pandemia de COVID-19.

Nesse contexto, acredito que seja interessante mencionar um raciocínio construído durante uma conversa que tive com um dos nossos clientes, há em torno de um mês.

Ao deliberar com o cliente a respeito de possíveis saídas para a crise, no contexto da sua empresa, destaquei a necessidade extrema de a empresa utilizar-se de estratégias digitais para continuar as vendas, possibilitando a manutenção da empresa a curto prazo e, possivelmente, seu crescimento a médio prazo.

O cliente então destacou de imediato:

—Everton, infelizmente no meu nicho de negócios, estratégias digitais são ineficazes, pois eu trabalho com roupas, e as pessoas necessitam passar horas experimentando-as para então tomar uma decisão.

Logo em seguida, perguntei-lhe:

—Então, isso significa que não existe venda de roupas pela internet, correto?

Sua resposta foi:

—Existe sim. O problema está no meu público. Eu o conheço e sei que ele precisa experimentar para tomar uma decisão.

Então perguntei-lhe:

—Vamos pensar um pouco: agora, durante o isolamento social, o comportamento dos seus clientes está completamente igual ao comportamento de sempre, ou está totalmente diferente?

Ele me respondeu:

—Está totalmente diferente.

Então finalizei:

—Veja que, se o comportamento dos seus clientes, nesse momento, está completamente diferente do comportamento de sempre, você não pode basear suas decisões estratégicas atuais, no comportamento de dois ou três meses atrás, por exemplo. É necessário que você pare um pouco para analisar qual a nova rotina dos seus clientes, quais suas novas necessidades, quais seus novos hábitos, e quais os novos canais que eles utilizam para entrar em contato com as empresas.

Nesse momento, peço que você reveja mentalmente todo esse diálogo, e imagine que esta conversa tenha acontecido com você. Em seguida, tente responder às seguintes perguntas:

  • Como era o dia a dia dos seus clientes antes da pandemia de COVID-19, e como está atualmente?
  • Quais problemas seus clientes enfrentavam ou apresentavam no seu dia a dia e que, agora, não são mais problemas?
  • Quais os novos problemas que surgiram durante essa mudança de rotina, e como seus produtos ou serviços podem ajudá-los a resolvê-los?
  • Quais as melhores formas que sua empresa pode oferecer aos seus clientes para possibilitar uma excelente experiência na hora de solicitar algum atendimento, sanar alguma dúvida ou experimentar seus produtos ou serviços?

Lembre-se sempre: novos tempos requerem novas ações, e tempos digitais, requerem ações digitais.

Abraço e muito sucesso!

Everton Patricio.