Como podemos observar na notícia reportada pela UOL, alguns dos pontos abordados por esse projeto de lei são:

  • A exigência de um documento identidade e um número de celular para validação do usuário através de um código SMS;
  • O rastreamento de mensagens por um período mínimo de 4 meses;
  • A exigência de bancos de dados no Brasil, possibilitando um maior controle das informações dos usuários.

É fato de que todos, como pessoas e, mais especificamente, como empresários ou políticos temos que passar pelo processo de transformação digital. Enquanto isso não acontecer, sempre que tentarmos modelar o mundo digital baseando-nos na visão que temos do mundo físico, surgirão “aberrações”, pois o mundo físico funciona de forma diferente do mundo digital.

No entanto, quando propostas de soluções não conseguem basear-se sequer no mundo físico de forma prática ou sensata, aí é que conseguimos enxergar de fato mais nitidamente os defeitos do monstro.

Felizmente, a votação para tal projeto foi adiada, como podemos ver nessa outra notícia da UOL, mas a questão é que todos temos que nos dedicar mais para conhecermos mais sobre tecnologias digitais, pois quanto mais o fizermos, mais poderemos dar a nossa contribuição para a construção de um futuro que esteja mais de acordo com a nossa visão de um bom futuro.

Quanto mais colaboradores essa obra de construção de futuros tiver, mais probabilidade temos de o nosso futuro ser melhor para um maior número de pessoas.