Todas as vezes que visitava determinado cliente, percebia o quão desorganizado era seu ambiente de trabalho.

Seu nicho de trabalho era voltado para o conserto de equipamentos, e seu quadro estava, dentre outros pontos, mais ou menos assim:

  • Havia um grande acúmulo de equipamentos desde muito tempo (clientes que deixavam seus equipamentos por lá e não retornavam para buscá-lo). Alguns destes, inclusive, já estavam lá havia três anos ou mais;
  • Não havia uma prática de pegar ferramentas e, após sua utilização, recolocá-la no seu local de origem. No fim do dia, você poderia encontrar diversas ferramentas espalhadas por muitos lugares do ambiente;
  • Em meio à falta de organização, produtos que deveriam estar expostos para venda, acabavam ficando despercebidos.

Um certo dia, decidi tomar uma atitude para ajudá-lo, e ofereci-lhe uma consultoria organizacional, especificamente para implantação do Programa 5S.

Como todos já estavam acostumados àquele ambiente, então o primeiro passo era iniciar com algumas palestras de motivação, para dar à todos vontade e energia suficiente para conseguir mudar.

Após algo em torno de dois meses de trabalho e acompanhamento, percebi que a ajuda tinha sido válida:

  • O empresário tinha entrado em contato com todos os donos dos respectivos aparelhos, solicitando que os mesmos fossem buscá-los;
  • Nos casos em que ele não conseguir entrar em contato, realocou o aparelho para um outro ambiente, fora das instalações da empresa, observando o fato de que tais equipamentos deveriam ficar por lá no máximo seis meses. Após tal período e sem contato do dono do equipamento, o aparelho deveria “tomar outro fim”;
  • Os técnicos adquiriram o costume de colocar as ferramentas utilizadas de volta no local de origem, após sua utilização;
  • Com a liberação de espaço e consequente organização do ambiente, produtos que deveriam ser vendidos agora ganharam lugares de destaque.

Após o trabalho, tratei de cuidar em outras obrigações, e acabei ficando um tempo afastado do cliente. Ele até entrou em contato algumas poucas vezes, solicitando algumas palestras de motivação, mas não pude atendê-lo, pois na época meu foco de trabalho era outro.

Seis meses depois, quando passei por lá novamente, fiquei surpreso: grande parte da bagunça de antes tinha retornado.

Juntando esse fato com outras experiências, percebi que o que fez parte da bagunça foi a falta de motivação, e também entendi que, para nós, pessoas comuns, motivação era algo que deveria ser fornecido continuamente, e não entregue apenas uma vez.

Em outras palavras:

“Motivação não é como um produto que você vende e entrega uma única vez. É como água para um vegetal, que deve ser fornecido continuamente e, na sua ausência, o vegetal acaba secando e morrendo.”

Compartilho esse entendimento por aqui porque sei que existem muitas pessoas, muitos líderes que, por ainda não terem tal compreensão, passam por problemas e frustrações diariamente.

Como exemplo, posso citar um outro empresário com quem conversei recentemente e que confessou estar decepcionado com sua equipe, pois esta não tinha proatividade e muitas vezes não agia de forma eficiente.

O curioso é que, momentos antes da conversa com tal cliente, que toda a sua equipe nem lembrava mais quando tinha participado de algum curso de motivação ou que melhorasse suas habilidades no trabalho, mas tinham certeza de que faziam mais que doze meses.

Veja que o empresário reclamava de algo absolutamente normal! É como se ele não estivesse regando seu jardim, e mesmo assim esperasse que sua plantação continuasse verde e vívida.

Procurei então fazê-lo entender que, para evitar frustrações desnecessárias, era preciso entender a natureza humana e agir de acordo. No caso, promovendo cursos de qualificação e motivação constantes.

No caso da sua motivação individual,  o raciocínio é o mesmo: não basta ler um livro ou ver um vídeo uma única vez. É necessário estar constantemente em contato com livros, vídeos e pessoas que instiguem você a sempre melhorar.

Isso permitirá que você deixe de estar motivado em um momento ou outro, e passe a permanecer motivado durante longos períodos de tempo.

Nesse sentido, ainda vale lembrar de um princípio muito interessante que aprendi em um dos livros de Lair Ribeiro: o princípio japonês Kaizen, que reflete o significado de Melhora Contínua (hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje).

Bom, então terminamos por aqui.

Espero que essa pequena reflexão possa ajudar você de alguma forma.

Boa sorte, sucesso nos seus negócios e até logo!