O Primeiro Passo para Criar uma Empresa de Sucesso

De forma clara e direta, o primeiro passo para criar uma empresa de sucesso não tem a ver com completas teorias da Administração, ou com tecnologias disruptivas de crescimento exponencial como Inteligência Artificial ou Impressão 3D. É muito mais simples que isso.

O primeiro passo para criar uma empresa de sucesso é, na verdade, deixar de pensar em você, e passar a pensar mais nos outros.

Ficou confuso? Deixe-me explicar melhor…

Se você perguntar para alguns empresários e empresárias qual o motivo de terem criado suas empresas, você provavelmente se deparará com respostas como:

  • Perdi meu emprego/fui demitido e a única saída que encontrei foi criar meu próprio emprego;
  • Alguém me convidou para uma sociedade, e eu aproveitei a oportunidade;
  • Eu percebi que um conhecido montou uma empresa no nicho TAL e ele se deu muito bem. Também vou montar outra empresa no mesmo setor para que eu também me dê bem.

Veja o padrão: eu, eu e mais eu…

Olha só uma pergunta interessante que nos faz pensar um pouco: você montou a empresa para você mesmo comprar da empresa? Ou para outras pessoas comprarem da empresa?

Sem pestanejar, você dirá que a resposta é a segunda opção.

Agora vai outra pergunta mais interessante ainda: se você criou a empresa para entregar alguma coisa (produtos ou serviços) para outras pessoas, por que as necessidades delas não entraram no seu raciocínio ou planejamento?

Veja que, quando você diz o que você quer fazer, ou com o que você gosta de trabalhar, sem parar primeiro para analisar se o que você pretende fazer realmente resolve algum ou alguns problemas de um determinado grupo de pessoas, você corre o risco de não resolver problema de ninguém.

Um outro ponto tão ruim quanto: pode ser que o problema que você se proponha a resolver (mesmo sem pensar em resolver problema algum de ninguém) já esteja sendo resolvido por uma dezena ou centena de empresas.

Nesse segundo ponto, ainda existem as famosas Pesquisas de Mercado. Porém, tais pesquisas apenas demonstram o quão difícil será obter algum êxito no mercado que você pretende atuar, juntamente com algumas possíveis estratégias a serem utilizadas para “combater os inimigos” (concorrentes).

Isso porque, como podemos ver no livro “A Estratégia do Oceano Azul”:

“…o foco predominante do pensamento estratégico tem convergido para as estratégias do oceano vermelho. Parte da explicação é que as raízes da estratégia empresarial sofrem forte influência da estratégia militar. A própria linguagem da estratégia está profundamente impregnada de referências militares…”

Quando você pensa – de verdade – em resolver problemas das outras pessoas, você não pensa em colocar mais um supermercado, mais uma loja de roupas, ou mais um frigorífico, por exemplo, pois já existem inúmeras empresas resolvendo problemas dessas pessoas nesses contextos.

Quer trabalhar no segmento de supermercados? Sem problema. Apenas procure algum ou alguns problemas pelos quais as pessoas passam nesse contexto, e crie uma empresa para resolvê-los.

Você já tem uma empresa no segmento de supermercados? Legal! Então faça o mesmo: procure algum ou alguns problemas pelos quais as pessoas passam nesse contexto e crie soluções (em forma de produtos ou serviços) para esses problemas.

Isso é o que podemos chamar, pelo menos nesse momento, de processo de inovação – fazer algo diferente, de alguma forma, do que tradicionalmente vem sendo feito.

É difícil fazer dessa forma? Sim, com certeza. É muito mais fácil copiar alguma coisa que alguém já fez e que deu certo.

Mas uma coisa que a maioria das pessoas não para pra pensar quando faz algum planejamento do tipo é:

Qual é o mais fácil? Ter mais trabalho agora no planejamento e criar algo realmente impactante e experimentar grandes períodos de sucesso crescente, ou não ter trabalho agora no planejamento pra passar talvez uma vida toda sem crescimento profissional ou empresarial e grandes dores de cabeça provocadas pelas seguidas brigas de foice que ensanguentam as águas e dão origem aos oceanos vermelhos (como podemos ver em “A Estratégia do Oceano Azul”)?

Para ter mais algumas ideias interessantes, recomendo que você leia a obra citada logo acima, ou então, caso queira algo mais rápido, basta simplesmente clicar nesse link e dar uma olhadinha no seu resumo no canal ResumoCast.

Bônus: A Simples Pergunta que Muitos Empresários Não Conseguem Responder

Sempre quando converso com algum empresário e percebo algum tipo de dificuldade com as vendas da empresa, faço-lhe a seguinte pergunta:

“Por qual motivo seus clientes devem comprar de você e não de algum dos seus concorrentes?”

Muitos respondem rapidamente: “Qualidade no atendimento. O nosso atendimento é o melhor de todos!”.

Então eu lhes digo que qualidade no atendimento não é diferencial algum, mas sim obrigação de toda e qualquer empresa que se preze. Se seus concorrentes não o fazem, e você o faz, e coloca isso como uma vantagem, então você está procurando ser o melhor entre os piores, quando deveria procurar ser o melhor entre os melhores. Concorda?

Nesse ponto, cerca de 90% dos empresários já ficam meio desnorteados, procurando algum outro diferencial, porém, sem encontrar.

Então eu espero algum tempo e, quando a resposta não vem, eu digo: “se você, que é o criador da empresa, não consegue encontrar uma justificativa para o seu cliente vir comprar de você e não dos seus concorrentes, como você espera que os seus clientes consigam tal justificativa?” e, com isso, coloco-lhes no caminho de recriação da significação da sua empresa.

Quando há comprometimento consigo mesmo, com a empresa, com todos os colaboradores, com a sociedade, e há a vontade incessante de sempre crescer e melhorar a cada dia, os resultados são surpreendentes.

Porém, quando o objetivo do empresário ou empresária é simplesmente sobreviver, qualquer tipo de mudança é extremamente custosa e rapidamente rejeitada, mesmo que tal ou tais mudanças não passem na fase de buscar ideias.

E por aqui termino esse texto, deixando como atividade de casa essa mesma pergunta para que você possa dedicar algum tempo buscando responde-la e trilhando os primeiros passos de um caminho de sucesso e crescimento pessoal, profissional, empresarial e financeiro:

“Por qual motivo seus clientes devem comprar de você e não de algum dos seus concorrentes?”

Abraços, Everton Patricio.