O simples entendimento que mudará completamente o seu destino e o destino da sua empresa

Para a maioria dos pequenos empresários que conheço, que observo ou com quem convivo, a ideia de “ter uma empresa” resume-se em simplesmente alugar um prédio comercial (próximo ao centro da cidade, de preferência), colocar prateleiras e produtos no prédio, abrir as portas e esperar os clientes chegarem.

Se você também acredita que “ter uma empresa” resume-se à isso, então sua empresa está correndo sérios riscos de “fechar as portas”, e muito rápido. Continue lendo esse texto e dê o primeiro passo para um novo caminho, o caminho do sucesso!

Tente lembrar um pouco dos filmes antigos que você já assistiu e que viu alguma cena na qual aparecia algum tipo de comércio. Você vai perceber que, independente de a época ser há 50 anos atrás, 100 anos, 200 anos ou até mesmo antes do nascimento de Jesus Cristo, era exatamente essa a forma que o comércio sempre funcionou: alguém alugava um prédio (ou montava alguma banca), colocava prateleiras ou balcões, colocava produtos nessas prateleiras ou balcões e esperava a chegada dos clientes. Curioso, não!

Mas… Será que nada mudou de lá para cá?

Eu sei que você vai dizer: “Mas é claro que mudou! Tudo mudou!”.

Mas aí eu lhe pergunto: “Se tudo mudou de lá para cá, então por qual motivo você ainda está fazendo negócios da forma que faziam há 2 mil anos atrás?.

Caiu a ficha? 😀 (ditado meio antigo, mas que acho que você vai entender.)

Vamos fazer algumas pequenas reflexões para que, nelas, você consiga ter uma noção de o quanto pede estar meio atrasado ou até despreparado para atuar no cenário mercadológico atual:

Primeira reflexão: Vender é fundamental!

Ahh, disso você já sabia. Não precisava nem falar nisso, certo? Bom, vamos pra frente. Continue lendo, aí você me diz se não precisava falar mesmo nisso. 😉

Para a maioria dos empresários que eu pergunto “o quê você faz para vender seus produtos?”, a resposta é quase sempre a mesma: “eu abro as portas e espero as pessoas chegarem”.

Aí eu pergunto: “você acredita que toda a cidade te conhece, e sabe que você vende o que você vende?”. A resposta quase sempre é “não”.

O problema nisso é que, a parte da cidade que ainda não te conhece, ou não sabe que você vende o que você vende, quando precisar de algum produto dentro do seu escopo/ramo de trabalho, simplesmente não vai te procurar, pelo simples fato de não te conhecer.

Reflita agora por favor: qual a porcentagem da cidade você acredita que ainda não te conhece? 30%, 40%, 50%? Digamos que 30% da cidade ainda não te conheça. Veja a quantidade de vendas que você pode estar perdendo diariamente, somente porque o cliente, quando precisa de algum produto que você vende, não te procura porque ainda não te conhece ou não lembra-se de você!

Quando eu pergunto: “sabendo disso, o quê exatamente você faz hoje para que, quem ainda não te conhece, passe a te conhecer?”. Muitos empresários dizem: “ahh, eu imprimo e distribuo panfletos, colo propaganda no carro de som, no rádio, etc.”.

Tudo bem. Mas será que estes ainda são métodos eficazes?

Pare e pense um pouco: quando você está na rua, que alguém te dá um panfleto, o quê você faz com ele?

Você o lê, coloca no bolso, joga no lixo ou até na rua mesmo?

Na maioria das vezes, a maioria das pessoas simplesmente descarta de alguma forma, sem ao menos olhar para o panfleto.

E aí, serviu de quê se ninguém viu nada do panfleto?

E quanto ao carro de som e ao rádio? Eles funcionam?

Vamos pensar um pouco: quantas pessoas você conhece, que compram na sua empresa, que ouvem pelo menos 1 hora por dia, todos os dias, as propagandas de um carro de som ou as mensagens e músicas e propagandas de um rádio qualquer?

Agora compare com a quantidade de pessoas que você conhece que passam pelo menos 4 horas por dia, todos os dias, na internet! Seja no WhatsApp, o Facebook, fazendo pesquisas no Google, vendo vídeos no Youtube, ou fazendo qualquer outra coisa na inernet…

Certamente, a maioria das pessoas que você conhece passam a maior parte do tempo na internet. Algumas delas, passam até quase 24 horas por dia: dormem com o Smartphone ao lado e, vez ou outra, quando ouvem algum som que indique que chegou uma nova mensagem, acordam automaticamente para conferir do quê se trata. É… Sei que é triste, mas é verdade. Mas isso é assunto pra outra conversa.

Você pode estar se perguntando agora: “mas você está dizendo que panfletos, carro de som e rádio não servem mais pra nada?”. De jeito nenhum! Eles ainda servem sim, e muito. Mas… Apenas em situações específicas. Por exemplo: um senhor de idade da zona rural não tem costume de ficar navegando na internet, mas tem o costume de passar horas ouvindo o rádio. Se você quiser atingir esse camarada com alguma propaganda, certamente o rádio é a melhor opção. Na maioria dos outros casos, a Internet é a chave.

Mas atenção: quando falo em Internet não estou falando em simplesmente tirar fotos dos seus produtos e colocar no Facebook ou compartilhar em algum grupo do WhatsApp. Isso é apenas um grão de areia perto do oceano de possibilidades existentes.

Analise se você já ouviu falar em pelo menos metade desses termos: Lead, Persona, Landing Page, Webinar, E-book, Infográfico, Google Analytics, Google Trends, SEMrush, Inbound Marketing, Jornada de Compras, Funil de Vendas, etc.

Você já ouviu falar, já criou ou conseguiu trabalhar com pelo menos dois itens dessa lista? Na maioria das vezes, a resposta é “não”.

Veja que existe todo um mundo de ferramentas e técnicas que podem e devem ser utilizadas e que, com toda certeza do mundo, funcionam. O que você precisa fazer, se quiser que sua empresa tenha sucesso, é aprender a utilizá-las e colocar a mão na massa!

Segunda reflexão: É possível que, a qualquer dia, você possa perder tudo o que conseguiu até hoje com muito trabalho!

Você pode pensar: “Mas como assim??? Você está doido!”.

Infelizmente, não. E o motivo é simples: falta de pagamento ou pagamento incorreto de impostos.

Ao longo de mais de uma década de trabalho com Automação Comercial, vi inúmeros casos de pessoas que pagaram dezenas, centenas de milhares de reais em multas, causadas pela tão conhecida e temida Sonegação Fiscal.

Sonegação fiscal ocorre quando você deixa de pagar tributo, que era para você ter pago. Simples assim.

Todos sabem que muitas empresas não pagam todos os impostos que deveriam… Muitas, inclusive, não pagam imposto nenhum. Estes casos são os de sonegação proposital. Os empresários que fazem tal prática sabem que correm riscos, mas por um motivo ou outro, escolhem continuar correndo tais risco.

No entanto, há inúmeros outros casos em que empresas podem cometer a sonegação fiscal sem mesmo saberem que o estão fazendo!

Provavelmente você está se perguntando: “Mas como assim??”.

Vamos para um exemplo prático: você sabe o que significa o código CST?

Pois bem. CST é um código que vem junto com as informações dos seus produtos na sua nota fiscal de compra e significa Código da Situação Tributária. Ele é um dos códigos que podem identificar a quantidade, a forma e o momento de pagar alguns impostos, como por exemplo o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

Se o código CST que aparecer na nota for “00”, significa que o ICMS, geralmente, deverá ser pago APÓS A VENDA dos produtos. Ou seja, depois que você fizer todas as vendas do mês, que você informar para o seu contador no final do mês (ou início do mês seguinte), é que ele vai calcular, a partir do total vendido, o total ICMS que você deverá pagar.

No entanto, se o código CST que aparecer na nota for “60”, significa que o ICMS já foi pago anteriormente por um processo chamado de Substituição Tributária. Dessa forma, quando finalizar o mês, você não precisará pagar mais nada de ICMS, já que ele já foi pago em algum momento da compra.

Preste muita atenção no próximo raciocínio. Ele é crucial para você entender como a “coisa” funciona e se livrar de possíveis grandes multas no futuro!

Digamos que você, que não conhece nada de contabilidade, se propõe a lançar suas notas de compra no seu sistema de informática (dar entrada nas notas), ou então “empurra” qualquer pessoa que também não tem o mínimo de conhecimento em contabilidade pra fazer isso.

Se você ou esse camarada, por acaso, trocarem um CST “00” por um CST “60”, você estará dizendo para o seu contador você já pagou o ICMS dessa mercadoria NA COMPRA, e que, portanto, não irá mais pagá-lo na venda!

Veja que, ao fazer isso, na prática, você nem terá pago o ICMS na compra, e nem o pagará na venda. Ou seja, você cometeu a conhecida Sonegação Fiscal! Por um simples erro de cadastro. Simplesmente porque você ou o integrante da sua equipe que foi realizar tal tarefa não se preocupou em prestar a devida atenção ou nem mesmo sabia o quê estava fazendo, por não ter os conhecimentos mínimos necessários em Contabilidade.

Calma que tem mais um agravante: como esses lançamentos geralmente gravam os dados no cadastro do produto, então este erro não acontecerá uma única vez, mas sim em todas as vezes que este produto for vendido, já que, geralmente, essa informação fica gravado no cadastro de produtos e é refletida em todas as vendas feitas pelo estabelecimento.

E se por acaso a SEFAZ vier descobrir esse erro somente três anos após o cadastro errado ter sido realizado? Quantas unidades desse produto cadastrado de forma errada você não já vendeu? Imagina aí pagar os impostos atrasados de três anos de vendas incorretas desse produto! Fora a multa que você poderá ter que pagar por ter pago os impostos de forma errada, incluindo as correções monetárias e etc…

Conseguiu entender que não basta apenas pagar os tributos? É necessário conhecer ao menos o básico de contabilidade para que se possa realizar a manipulação correta das informações e, como consequência, realizar o pagamento correto dos tributos.

Conclusões

Tem muito mais “coisas” como essas que você como empresário, como empreendedor, tem que conhecer para trilhar o caminho do sucesso empresarial, mas pra não fazer desse artigo um livro, deixarei para outros momentos.

O que eu quero deixar claro aqui é que, hoje em dia, para se ter sucesso, é necessário estudar, é necessário se atualizar, é necessário fazer diferente, tudo ou quase tudo.

Os clientes mudaram a forma de comprar, o lugar onde buscam comprar, seus concorrentes evoluíram suas formas de gerenciar suas empresas, e de oferecer e se relacionar com os clientes, a SEFAZ e a RECEITA mudaram a forma de fiscalizar e identificar fraudes através da Tecnologia da Informação, etc, etc. É só você quem vai ficar sem mudar? Para o seu sucesso futuro, espero e desejo que não. 😀

Sei que toda mudança é trabalhosa. Mas mudar é preciso.

Bons estudos, boas mudanças e boa sorte rumo ao sucesso no seu empreendimento!