Este artigo, na verdade, estava destinado a ser uma notícia com o título “Uber testa entrega de McDonald’s via Drone”, seguida de um comentário.

No entanto, achei melhor modificar seu formato e transformá-lo em um artigo, e você logo entenderá o motivo.

Minha primeira reação ao tomar conhecimento dessa nova ação da Uber foi de surpresa. A final, trata-se de uma startup que nasceu com o objetivo de de possibilitar o compartilhamento de caronas, e que estava investindo em outro setor completamente diferente.

No entanto, ao pesquisar mais sobre o assunto, descobri que não se tratava apenas de um teste isolado em uma nova área, pois já existia todo um setor voltado para pesquisas nesse campo, chamado Uber Elevate.

Seu principal objetivo é bastante ousado: oferecer serviços de carros voadores que podem voar até 190 quilômetros de distância a uma velocidade de até 270 km/h, como podemos ver nesse artigo.

Continuando com a pesquisa, descobri também que a empresa também dispõe de um setor inteiro voltado para a entrega de refeições no meio urbano: o Uber Eats!

Minha pequena pesquisa termina por aí. Mas o que me instigou a escrever este texto foi uma comparação que fiz do comportamento da Uber com o comportamento de um empresário tradicional, em uma conversa que tivemos há mais ou menos um ano.

Ao perceber que sua empresa (um supermercado) começava a passar por dificuldades, sugeri-lhe que iniciasse a realização de entregas dos seus produtos nas residências dos clientes.

Tradicionalmente, supermercados já fazem entregas. Porém, somente de grandes compras. Porém, a ideia aqui era passar a fazer a entrega de pequenas compras, ou até mesmo produtos individuais…

O raciocínio era simples: nenhum concorrente naquela região estava oferecendo tal serviço. Apresentei-lhe inclusive a seguinte cena: “imagine uma pessoa qualquer em sua casa, que deseja comprar um refrigerante, mas que não quer sair de casa. Para comprar em qualquer um dos  seus concorrentes, ele terá que deslocar-se até o respectivo estabelecimento. Mas, somente no seu caso, ele terá apenas que enviar uma mensagem via WhatsApp. Onde você acha que ele comprará?”

E ainda complementei: “você pode até cobrar pelo transporte, e informar o preço ao cliente, que por sua vez escolherá realizar a compra ou não”.

Sabe o que ele respondeu?

“Mas eu não posso. Não… Eu nunca fiz isso. Vai dar muito trabalho. Melhor eu continuar fazendo somente o que sempre fiz.”

Você consegue perceber agora a diferença entre o posicionamento da Uber e o posicionamento desse empresário tradicional?

Ainda no ano de 2003, conheci uma frase compartilhada por Lair Ribeiro em um dos seus best sellers que dizia: “a única constante atualmente no mundo é a mudança. Se você não mudar com o mundo, o mundo te quebra.”

Da mesma forma, a teoria da Seleção Natural de Charles Darwin também é amplamente conhecida: os organismos que não conseguirem adaptar-se às mudanças ambientais, inevitavelmente darão lugar àqueles que o conseguirem.

Mesmo assim, o pensamento do empresário tradicional apresentado nesse texto não é exclusivamente dele, mas infelizmente é a realidade da grande maioria dos empresários tradicionais.

Na verdade, essa resistência às mudanças faz parte do ser humano, e no intuito de ajudar você a adaptar-se ao novo mundo, ao novo mercado, à nova sociedade que muda cada vez mais, compartilharei outros artigos que falam sobre processos mentais e mudanças.

Mas, por enquanto, gostaria de finalizar apresentando a comparação entre as duas realidades: enquanto a Uber tem crescido cada vez mais, o referido supermercado tem passado por cada vez mais dificuldades, com menores margens de lucro e um menor volume de vendas.

Não é a realidade desse supermercado que eu quero para você. Não é essa a realidade que você quer para você. Eu tenho certeza disso!

Portanto, faça ainda hoje da mudança constante o seu melhor aliado para não somente manter a estabilidade, mas expandir, de forma inovadora, sua empresa.

E aqui vai uma dica de ouro: observa as mudanças pelas quais seus clientes estão passando, assim como suas novas necessidades, que surgem constantemente. Elas guiarão, da melhor forma possível, todas as mudanças que sua empresa necessita.

E é isso aí!  Um forte abraço e muito sucesso!